Tutoriais

O que é Traffic Shaping? imprimir

  • Traffic Shaping, Lista Travando, Travando, IPTV, Trancando
  • 0

O termo traffic shaping pode ser traduzido para o português para modelagem de tráfego. Como o próprio nome indica, ele é usado para modelar ou gerir o tráfego de uma rede de internet.

A prática é feita por meio da inclusão de restrições à velocidade de navegação e ao acesso de algumas atividades, como download ou upload de arquivos e neste caso assistir sua lista de canais IPTV.

Em termos mais técnicos, os provedores restringem alguns acessos que exigem uma grande quantidade de dados da rede, incluindo o protocolo P2P, responsável por sua conexão de IPTV. As restrições variam conforme as decisões da empresa e podem acontecer de forma direta ou apenas em momentos específicos do dia. Por esse motivo, existem horários que sua rede é mais rápida e outros que funciona com oscilação.

Normalmente, as alterações são feitas por provedores que possuem uma rede com muitos usuários que demandam uma grande quantidade de dados. Como resultado, a conexão tende a ficar lenta ou inacessível para algumas atividades online.​

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão que regulamenta o setor, a prática de traffic shaping não é permitida no Brasil. Portanto, quando questionados, os provedores não assumem que realizam modelagem em seu tráfego.

De acordo com o Marco Civil da Internet (nº 12.965, de 2014), as operadoras de internet não podem fazer discriminações, restrições ou interferências no tráfego da rede, independentemente do emissor ou receptor, dos serviços utilizados, das aplicações realizados, equipamentos usados ou do conteúdo acessado ou distribuído. Dessa forma, a modelagem não é permitida.

Muitas vezes o usuário acessa um site qualquer para realizar o teste de velocidade em sua internet, porém os sites realizam uma estimativa de sua velocidade de internet, e não apresentam um resultado preciso de sua conexão. Sendo assim não é possível saber se sua conexão está sendo afetada por uma redução de trafego no protocolo P2P.

Para saber se sua rede está sendo modelada e sua navegação afetada com a prática, é necessário realizar um teste de velocidade em uma ferramenta especifica para isso. Atualmente, existe uma plataforma criada com o propósito de identificar o traffic shaping que pode ser usada de forma gratuita: o Netmede.

Após realizar o teste, deve-se avaliar a diferença entre a velocidade recebida e o contrato com o provedor de internet. Além disso, é indicado acompanhar essas variações dentro do período de um mês, para ter mais evidências da prática.

Com essas informações, é possível questionar a empresa ou entrar com uma ação legal contra ela.

 

Por que o problema pode estar em minha rede e não na lista de canais?

Essa é uma resposta simples, nosso servidor conta com uma velocidade de conexão de 5Gbps (5.000mbps) - ou seja 500x mais rápido do que uma internet comum residencial. Além disso nosso servidor possui um sistema de balanceamento de carga, que distribui as conexões entre outras redes.

Quando recebemos reclamações de travamentos, elas ocorrem sempre de forma isolada, sendo um único cliente informando o problema e assim é possível ter a certeza de que o problema está na conexão do cliente, e não no servidor.

Obviamente isso não quer dizer que o servidor é totalmente perfeito e nunca apresentará problemas, e por este motivo possuímos um bot que monitora o processamento e a velocidade da conexão a cada 5 minutos, e envia alertas em caso de uma grande redução na velocidade. Desde que iniciamos nossas atividades, nunca tivemos problemas em nossa rede.

Sinta-se a vontade para entrar em contato com nossa equipe caso tenha alguma dúvida.


Esta resposta lhe foi útil?
Voltar